Desenvolva competências para atuar nos processos assistenciais voltados ao paciente com câncer.
COORDENAÇÃO
Káthia Ferraro Lopes
Farmacêutica oncologista com 30 anos de experiência profissional em centros oncológicos e central de misturas.
Preencha o formulário e resgate seu voucher com desconto de 15%
O Instituto Racine está comprometido em proteger e respeitar a sua privacidade. Utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação e você poderá alterar suas preferências a qualquer momento.
Aulas online ao vivo e aulas presenciais obrigatórias
em 1 final de semana
Simulação de preparo de terapia anticâncer
Conclusão em
12 meses
Turma 13
Início: 09 Nov. 2023
A complexidade dos medicamentos antineoplásicos demanda a gestão cuidadosa da farmacoterapia que deve ser compartilhada com diferentes profissionais da saúde, entre eles o farmacêutico, responsável pela avaliação da prescrição e pelo acompanhamento farmacoterapêutico, visando prevenir, promover e recuperar a saúde dos pacientes e promover o uso racional de medicamentos.
A oncologia é uma área importante de atuação para o farmacêutico hospitalar. Os fármacos utilizados na terapia anticâncer possuem elevado potencial de toxidade, assim, o domínio das boas práticas clínicas farmacêuticas em oncologia e da manipulação de agentes antineoplásicos citotóxicos são essenciais para garantir a segurança dos pacientes e minimizar os riscos ocupacionais para a equipe de farmácia.
As tecnologias aplicadas à terapia antineoplásica evoluem constantemente e exigem alto nível de vigilância, que envolve a análise da farmacoterapia e o reporte de potenciais riscos para a segurança do paciente, portanto, a atualização técnico-científica sobre as terapias anticâncer é fundamental para exercer a profissão.
Por fim, a Resolução no 220/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece a obrigatoriedade da formação da equipe multiprofissional de terapia antineoplásica (EMTA), composta pelo médico oncologista/hematologista, pelo enfermeiro e pelo farmacêutico para o funcionamento de serviços de terapia antineoplásica.
Ficou interessado?
A pós-graduação qualifica o profissional para atuar na área de farmacotécnica porque traz a prática farmacêutica em oncologia para a sala de aula com simulações de preparo de antineoplásicos e projeto simulado de central de misturas intravenosas.
Promove a resolução de casos clínicos com enfoque multiprofissional, formulados por professores experientes e reconhecidos na área da Oncologia, contemplando aspectos da semiologia e da interpretação de exames laboratoriais, abordadas no contexto das boas práticas clínicas farmacêuticas.
O curso traz, ainda, subsídios para a gestão da farmácia hospitalar com foco em oncologia, destacando os processos de acreditação e certificação, o gerenciamento de risco e segurança do paciente e a farmacoeconomia dado que os medicamentos são de alto custo.
© Racine 2023 - Todos os direitos reservados.