Este curso qualifica profissionais da saúde para atuarem estrategicamente na introdução de novos produtos farmacêuticos no mercado por meio da execução do plano médico elaborado para uma área terapêutica.
Farmacêutico e Doutor em Ciências em Gastroenterologia. Experiência de 7 anos na indústria farmacêutica atuando como Gerente Científico, Gerente de MSLs e MSL em diferentes áreas terapêuticas como cardiologia, pneumologia, onco-hematologia e oncologia.
Preencha o formulário e resgate seu voucher com desconto de 15%
O Instituto Racine está comprometido em proteger e respeitar a sua privacidade. Utilizaremos seus dados apenas para fins de comunicação e você poderá alterar suas preferências a qualquer momento.
Aulas online ao vivo e aulas práticas presenciais em 3 finais de semana
Simulação de processo seletivo e entrevista de seleção
Conclusão em
13 meses
Turma 01
Início em
16 Out. 2023
Mas, afinal, quais atividades o Medical Science Liaison exerce na indústria farmacêutica?
O Medical Science Liaison é o profissional responsável pela execução do plano médico de uma área terapêutica. Além de conhecimento científico, o MSL possui competências como a capacidade de construir relacionamentos sólidos e confiáveis com os líderes de opinião da comunidade médica e engajá-los em discussões científicas.
Se identificou com o perfil profissional do MSL e quer saber mais sobre esta carreira que desponta como uma das mais promissoras na indústria farmacêutica? Assista ao "DIÁLOGO" com Rodrigo Martins Abreu e Karina Ponsoni.
Se especializar com profissionais que vivenciam, diariamente, os desafios de lançar produtos farmacêuticos eficazes e seguros faz toda a diferença! Conheça o corpo docente da pós-graduação Medical Science Liaison (MSL) do Instituto Racine
Rodrigo Martins Abreu
Coordenador da Pós-graduação em Medical Science Liaison (MSL)
Farmacêutico e Doutor em Ciências em Gastroenterologia com mais de 7 anos de experiência na indústria farmacêutica nas áreas terapêuticas de cardiologia, pneumologia, onco-hematologia e oncologia, ocupando cargos como Gerente Científico, Gerente de MSLs e MSL.
Karina Ponsoni
Biomédica e Doutora em Biotecnologia e Ciências Aplicadas à Farmácia com experiência na indústria farmacêutica nas áreas terapêuticas de onco-hematologia, onco-sólidos, doenças raras, neurociências e imunologia, ocupando cargos como Gerente de MSLs, Gerente de Treinamento, Gerente Médica Científica e MSL.
Maria Beatriz Monteiro
Cientista da Saúde com Pós-doutorado em Farmacologia de Sistemas (Harvard Medical School), possui experiência na indústria farmacêutica nas áreas terapêuticas de gastroenterologia, doenças raras e oncologia, ocupando os cargos de MSL e Gerente Médica em Oncologia.
Lilian Sales
Médica paliativista e Doutora em Clínica Médica com sólida experiência no Instituto do Câncer (ICESP/USP) e como Gerente Médica em indústrias farmacêuticas com atuação direta juntos aos times de marketing, regulatórios, launch excellence, acesso, farmacoeconomia, MSLs, legal, PSP e Patient Advocacy, desenvolvendo estratégia médica para medicamentos estabelecidos e lançamentos em diversas áreas terapêuticas.
Eloisa José de Oliveira Jubram
Farmacêutica especialista em Atenção Farmacêutica com experiência na área de qualidade e em planejamento e implantação de áreas de relacionamento com clientes, farmacovigilância e informações médicas em indústrias farmacêuticas multinacionais, setor no qual atuou por 20 anos. É Membro das Comissões de Regulação do Mercado e de Indústria do Conselho Regional de Farmácia Estado de São Paulo.
Tatiana Oliveira da Silva
Farmacêutica especialista em Vigilância Sanitária e Gestão em Saúde com 12 anos de experiência em inspeções sanitárias em indústrias farmacêuticas e insumos farmacêuticos ativos nacionais e internacionais. Atualmente, ocupa o cargo de Analista em Saúde na Coordenação de Vigilância em Saúde na Prefeitura do Município da Cidade de São Paulo.
Alice Mayumi Isejima Soares
Farmacêutica bioquímica com 20 anos de vivência no setor farmacêutico, na área de Pesquisa Clínica em laboratórios multinacionais, ORPC e CRO. Possui ampla experiência em gerenciamento de estudos clínicos internacionais, desde estudos de fase 2 aos estudos pós-registro, em diferentes áreas terapêuticas.
Thais Silva
Administradora com 16 anos de experiência no setor farmacêutico e passagem por diversas áreas como Força de Vendas, Inteligência de Mercado e Marketing. Vivência em estudos especiais de mercado potenciais para investimento em novos produtos e lançamento de medicamentos.
Camila Nascimento Monteiro
Farmacêutica com Pós-Doutorado em Saúde Coletiva e experiência na área de Epidemiologia, atuando em temas como Epidemiologia em Serviços de Saúde, Sistemas de Informação em Saúde e Inquéritos Populacionais, Políticas de Saúde e Assistência Farmacêutica.
Pergunte ao Coordenador
Tem alguma dúvida em relação à carreira de MSL? Utilize esta sessão do site para enviar a sua pergunta ao Rodrigo Martins Abreu.
O MSL e o propagandista farmacêutico exercem as mesmas atividades?
Não. A atuação do MSL não tem relação com a área de representação farmacêutica, seu trabalho na indústria está pautado no conhecimento científico e sua capacidade de se relacionar com líderes de opinião da comunidade médica.
Para atuar como MSL é preciso ter diploma de doutorado?
Não. O doutorado contribui para o conhecimento científico da área terapêutica, mas este não é o único requisito para a contratação de um MSL. Aspectos como capacidade de compreensão de artigos científicos e habilidades para se comunicar com os stakeholders e engajá-los em discussões científicas também são fatores avaliados durante o processo seletivo.
Se eu tiver um cargo em outra área do setor farmacêutico, terei mais chances de conquistar uma vaga como MSL?
Não exatamente. Muitos profissionais que atuam como MSL hoje têm carreiras consolidadas no ensino universitário ou na área hospitalar. O importante para ter aderência ao perfil é se identificar com as atividades e responsabilidades desta função e estar bem-preparado para o processo seletivo.
A indústria farmacêutica dá preferência para alguma formação específica na hora da contratação?
Não. Profissionais da saúde têm chances iguais. Tudo vai depender do alinhamento entre o perfil da vaga, por exemplo a área terapêutica, e o perfil profissional do candidato. Conhecimentos em Assuntos Regulatórios, Pesquisa Clínica, Farmacovigilância e Acesso ao Mercado de Medicamentos são requisitos obrigatórios para todas as áreas terapêuticas.
© Racine 2023 - Todos os direitos reservados.